5 dicas de cuidados para melhorar o bem-estar dos seus pacientes!

Melhorar o bem-estar dos seus pacientes é essencial para fidelizá-los e ter mais resultados no hospital!

O bem-estar dos pacientes é muito importante para o hospital. Quando sentimos que fomos bem tratados em algum lugar, temos grande tendência em voltar, sobretudo ambientes medicinais, que são relacionados a melhora da nossa saúde.

Para isso, é necessário que você tenha um bom planejamento, estratégia e, principalmente, melhor comunicação e atendimento em toda a jornada do paciente. No post de hoje da HFocus, daremos 5 ótimas dicas para promover esse bem-estar e ter um bom resultado. Continue lendo e confira!

1 – Entenda quais são as necessidades dos seus pacientes, tenha empatia

Uma das maiores reclamações na jornada do paciente dentro de hospitais atualmente, tem relação à atenção que foi dada por parte dos atendentes, enfermagem ou médicos. O que acaba prejudicando a experiência do paciente e fazendo com que ele não queira retornar ao local novamente, optando por outro quando necessário.

Sendo assim, é importante entender que os seus pacientes não vão ao seu hospital por livre e espontânea vontade, mas sim por necessidade, seja para realizar uma consulta, exame ou mesmo para ir ao pronto atendimento.

Assim, ter empatia e entender as suas necessidades é essencial para melhorar o bem-estar dos seus pacientes e melhorar a fluidez do trabalho. Para que isso ocorra, busque entender um pouco mais sobre o público que mais frequenta seu hospital  para estabelecer a comunicação mais eficaz possível!

2 – Tenha um atendimento mais humanizado

Como citado acima, a comunicação é um dos maiores pilares não só para o bem-estar dos seus pacientes, mas também para que os resultados positivos sejam tanto para a empresa quanto para o paciente. Por isso, implantar o atendimento humanizado pode ser uma ótima solução.

Ele ajuda a se comunicar com seus pacientes de forma mais direta, personalizada, clara e cordial. Assim, você conseguirá não só entender as dores deles, mas também tirar dúvidas sobre o atendimento de uma forma mais descomplicada, evitando termos técnicos, para que ele entenda melhor o que está acontecendo.

3 – Diminua o tempo de espera para ser atendido

Se estamos falando de um bom atendimento, um ponto que conta bastante e ajuda muito, é o tempo de espera. Quando estamos doentes, sentindo alguma dor ou mesmo precisando só realizar uma consulta de rotina, estamos no hospital, esse ponto pode causar irritabilidade por parte do paciente, que já criará uma tendência a desgostar de tudo que está por vir.

Com isso, uma das coisas que menos desejamos é que o nosso atendimento demore para acontecer. Por esse motivo, é importante elaborar estratégias e planejamentos para reduzir o tempo de espera e melhorar o bem-estar dos seus pacientes.

4 – Tenha um ambiente bem higienizado

A higienização dentro de um ambiente no setor da saúde é essencial e contribui bastante para o bem-estar dos pacientes, pois além de prevenir contra algumas doenças, um ambiente bem organizado e limpo é fundamental para causar uma boa impressão e conseguir uma avaliação positiva em relação a jornada do paciente no seu hospital.

Nesse ponto, é importante salientar que a sala de espera será o primeiro contato com seus pacientes. Por isso, é essencial criar um ambiente agradável e acolhedor, para que eles se sintam confortáveis.

5 - Ofereça um bom pós-atendimento e realize uma pesquisa de satisfação

Depois que o paciente sai da consulta ou exame, é muito importante continuar oferecendo uma boa comunicação pós-atendimento, pois fará toda a diferença em sua experiência. Por isso, é fundamental investir em métricas para um melhor entendimento de cada uma das jornadas dos pacientes.

Uma ótima solução para isso, por exemplo, é estar sempre em contato, não o deixando se esquecer da data de retorno; perguntar como ele está se sentindo e também para ficar de prontidão para sanar dúvidas que ele possa ter.

Além disso, é importante também recolher alguns feedbacks para saber como está sendo o serviço de atendimento e analisar quais são os pontos que precisam de alguma melhora, e com a HFocus além de acompanhar toda a Jornada do paciente, você também poderá promover a melhoria contínua dentro do hospital, tomando decisões estratégicas e fazendo com que se estabeleça a cultura de qualidade nele.

Equipe HFocus