7 dicas para fornecer o bem-estar dos funcionários da sua clínica médica

 

É certo que, durante muito tempo, o ambiente de trabalho esteve ligado à condições precárias e exaustivas horas laborais, que acabavam resultando em afecções físicas e impactos emocionais ao colaborador.

Com o avançar do tempo, percebeu-se que o ambiente de trabalho influencia nos resultados obtidos, por isso, muitas instituições começaram a investir em diversas estratégias que proporcionem bem-estar no trabalho visando uma perspectiva humanizada.

Para a empresa oferecer bem-estar no trabalho é importante seguir algumas dicas. Confira a seguir!

1.  Oferecer ambiente adequado

Sem dúvidas, uma das principais medidas é ofertar um local de trabalho que disponha de condições adequados para o desenvolvimento do ofício.  

Isso inclui fatores como segurança, disposição de bons móveis e equipamentos, ventilação e iluminação adequadas, além de qualquer outro recurso que o colaborador necessita para executar com maestria sua função.

2.  Oferecer possibilidade de crescimento dentro da empresa 

Muitos sujeitos possuem histórias de sucesso, que costumam começar com uma oportunidade em um cargo mais básico.

Por isso, é importante a clínica médica oferecer ao colaborador a possibilidade de crescer a partir oportunidades como processo seletivo interno.

Outras estratégias como a qualificação através de cursos ou palestras também são alternativas bastante interessantes.

Por a empresa levantar essa bandeira, pode gerar no funcionário maiores índices de motivação e consequentemente melhores resultados.

3.  Investir na comunicação interna

A comunicação é necessária em todas as relações sociais, no ambiente de trabalho também não é diferente.

É importante fornecer canais abertos de diálogo com os colaboradores, para que estes se sintam ouvidos e respeitados em suas posições, devendo-se adotar uma postura horizontalizada.

4.  Disponibilizar benefícios

É certo que muitas empresas adotam estratégias para garantir a retenção de seus talentos. Uma das apostas mais assertivas é a disponibilização de benefícios, estes costumam atuar como um atrativo e diferencial competitivo.

 A oferta de planos de saúde e odontológico são os mais conhecidos, mas também há diversos outros.

5.  Pensar a redução do estresse

Dentro do ambiente de trabalho é comum ocorrer situações que desencadeiam o estresse, que costuma provocar implicações no bem-estar dos funcionários.

Para evitar, é importante o desenvolvimento de recursos e estratégias que controlem ou amenizem as tensões.

Pausas mais longas e desestímulo às práticas de competição dentro da empresa, parecem ser alternativas viáveis e bem sucedidas.

6.  Estimular as atividades físicas

Essa dica é bem pertinente, já que a clínica médica lida com os processos de saúde e doença.

Por isso, é importante o incentivo a prática de atividades físicas dentro e fora da empresa. 

Realizar gincanas esportivas, além de alongamentos e pequenas caminhadas são os principais recursos utilizados.

Muitas empresas costumam também oferecer parcerias com academias e clubes de natação, que possibilitam ao funcionário maiores motivações para sair do sedentarismo.

Tais incentivos resultam em colaboradores mais ativos e com melhores condições de saúde, que repercutem no bem-estar dos funcionários da sua clínica médica.

7.  Bons exemplos 

De nada adianta oferecer diversas estratégias dentro da empresa para o bem estar do funcionário se não há bons exemplos.

O líder deve estar alinhado com aquilo que prega e propõe a sua equipe, por isso deve demonstrar envolvimento em todas as proposições.

 

Equipe: Hfocus