9 dicas para manter a motivação dos colaboradores de um hospital!

No cenário hospitalar, assim como nos outros setores, a motivação é imprescindível. Os profissionais lidam diretamente com vidas e devem estar alinhados e engajados no pleno desenvolvimento de suas funções.

Por isso, os gestores hospitalares devem ficar atentos a essa questão e incluir nos seus planos de gestão algumas estratégias e programas, que visem o incentivo dessa variável.

Dicas para a motivação dos colaboradores

Realizar pesquisas de clima

Antes de iniciar qualquer estratégia motivacional, é indicado que a instituição realize e monitore, através das pesquisas de clima, qual o momento de seu time. Com os resultados obtidos, a instituição terá insights para aprimorar a estratégia de engajamento, além de, conseguir identificar pontos de melhoria dentro da instituição.

 

Definir metas

Após coletar a percepção dos colaboradores, é importante definir metas claras entre a área de recursos humanos e as lideranças. Desta forma, conseguimos estabelecer um plano de ação junto com os colaboradores importante convocar os colaboradores para que estes participem ativamente da estipulação destas, colocando como horizonte o que é possível de ser feito, com vistas a aumentar os níveis de motivação dos sujeitos na instituição hospitalar. [2] 

 

Condições de trabalho adequadas

Cultivar um ambiente com condições apropriadas de trabalho é fundamental para o engajamento e bem estar dos times, ainda mais nas instituições de saúde que por sua natureza, exige muito de seu time. Portanto, proporcionar um ambiente de descanso, boas relações e etc. ao time, é uma forma eficaz de manter o engajamento e saúde de sua equipe.

Boa comunicação

Em todo ambiente de trabalho é esperado que haja uma comunicação fluida e transparente, Isso facilitará o engajamento dos colabores às estratégias da instituição.

Além disso, a comunicação pode ser horizontal, com espaço de fala para todos os envolvidos no processo.

Confiança

A confiança é um dos principais pilares de um relacionamento, e com ela conseguimos atuar de forma autônoma, transformando a organização em um sistema único, colaborativo e complementar. Líderes que confiam em seus times, geram relacionamentos saudáveis e um ambiente motivador.

 

Reconhecimento do colaborador

O reconhecimento do funcionário está bastante relacionado com a estratégia de motivação e engajamento da sua equipe.

De nada adianta adotar estratégias motivacionais mirabolantes e se esquecer de cumprir o básico. Nessa perspectiva, é fundamental reconhecer os esforços e méritos profissionais dos colaboradores, e a melhor maneira de ofertar isso é através do feedback, que é mediado por uma boa comunicação entre os pares.

 

Investir na cultura organizacional

É de extrema importância que os líderes sejam os maiores exemplos dos valores e cultura da instituição. Com isso, o colaborador se sentirá inspirado e confortável a seguir seu exemplo.

 

Programas de incentivo

Além de toda uma estrutura de clima organizacional, Estratégias motivacionais, com programas de incentivo, reconhecimento e etc  podem ajudar o hospital no engajamento de seus times. Pode parecer algo simples, mas investir em comemorações no ambiente de trabalho traz efeitos benéficos na hora de exercer as funções. Pequenas festinhas de aniversário, natal e ano novo aparecem entre as principais festividades.

 

Treinamento e capacitação

Não menos importante, o treinamento e capacitação surge como um item necessário na instituição hospitalar, por ser um ambiente que exige constante aperfeiçoamento. Por isso, investir nessas estratégias é fundamental para manter a equipe engajada com o trabalho.

 

Equipe HFocus