O sucesso de uma empresa não depende somente de uma boa gestão ou de um diferencial da marca, mas também do engajamento da equipe. A mesma lógica vale para consultórios médicos. Um importante passo para garantir bons resultados em relação à equipe é garantindo qualidade na comunicação interna.
Trouxemos, no artigo de hoje, algumas dicas que podem te ajudar a melhorar essa comunicação em seu consultório. Para saber mais, continue acompanhando a leitura e confira!
Um dos efeitos da falha na comunicação dentro da equipe são as informações conflituosas, ou perdidas. Isso deixa qualquer colaborador sem rumo, estressado e com a confiança na gestão abalada. Sendo assim, procure implantar uma solução simples de centralização e divulgação das informações, de modo que elas sejam acessíveis a cada um de seus colaboradores.
Uma forma de fazer isso é instalando um mural em um local estratégico da clínica, onde todos os funcionários passem todos os dias. Você pode passar a disponibilizar, também, periódicos informativos com as principais mudanças e ações que você quer que a equipe tome conhecimento.
A troca de experiências entre os profissionais é um fator crucial para a criação de conhecimento dentro de qualquer organização, visando compartilhar o conhecimento sobre melhores práticas e também estratégias que não de tiveram sucesso.
Além disso, a conversa entre equipe ajuda a estreitar o laço entre os colaboradores, alivia o estresse e os motiva e engaja a fazerem um trabalho cada vez melhor. Até o atendimento ao paciente se torna mais orgânico quando a boa comunicação é trabalhada.
Por isso, incentive a conversa entre a equipe. Você pode, por exemplo, organizar reuniões informais periódicas para que os colabores possam dividir suas experiências positivas e negativas recentes, designar um espaço de convivência para a equipe, ou planejar happy hours ou qualquer outro evento casual com certa frequência.
Que a rotina fica mais fácil quando a comunicação interna é de qualidade, é evidente. Por isso, além de se certificar de que as informações estão sendo passadas e de que a equipe se comunica melhor, procure meios de fornecer um canal de comunicação imediato que abranja toda a equipe.
O uso da internet pode ser uma ferramenta chave para que as conversas aconteçam. Procure instalar e orientar os colaboradores para o uso de chats online, como o Skype, por exemplo, ou se preferir, procure plataformas especializadas de comunicação interna, como a Medicinia.
Outra solução interessante para aumentar a qualidade da comunicação é criando uma comunidade online em redes sociais, como o Facebook, por exemplo. Esse é um meio ótimo, inclusive, para divulgar informações de interesse público sobre empresa.
A boa comunicação começa com o exemplo dos gestores. Isso significa que a melhor maneira de incentivar o diálogo e aproximar a equipe é se colocando à disposição para ouvir tudo o que seus colaboradores têm a dizer.
Realizar reuniões informativas, disponibilizar uma caixa de sugestões, ou mesmo manter a sua porta sempre aberta para conversas são práticas que ajudam sua equipe a ter uma nova perspectiva sobre a importância do diálogo.
E você, como pretende melhorar a comunicação interna em seu consultório médico? Fale pra gente nos comentários!