Benchmarking da Saúde, o que é e quais são seus benefícios para o setor?

Analisar dados de mercado e utilizá-los a favor da sua instituição de saúde é uma prática muito utilizada no mundo todo. É uma vantagem competitiva, que permite que hospitais, laboratórios, clínicas médicas e outras organizações façam comparativos, se adaptem e  cresçam cada vez mais.

O Benchmarking fornece insights para ajudar os gestores a entenderem como suas instituições se comparam às organizações semelhantes. Também permite identificar setores e processos que necessitam de melhorias.

O que é Benchmarking?

O Benchmarking é um processo onde é possível medir o sucesso de uma organização em comparação com outras instituições semelhantes, com o objetivo de descobrir se existe alguma lacuna no seu desempenho.

Acompanhar os resultados de outras instituições de saúde pode gerar dados suficientes para aumentar sua eficiência e conquistar um destaque maior no setor.

Visualizando a média do mercado, comparando seu desempenho com o de outras instituições, é possível identificar as áreas que necessitam de melhorias. 

Ao fazer essa análise competitiva, a organização deve usá-la como vantagem estratégica, observando tendências e fazendo mudanças, de acordo com o resultado pretendido.

Monitorar o desempenho é uma característica indispensável para qualquer instituição de saúde que pretenda ser bem-sucedida.

Com o benchmarking da saúde, oferecido exclusivamente aos clientes da HFocus, a instituição percebe que precisa estar atenta a novas métricas e, assim, definir novas metas para melhorar seu desempenho.

Essa ferramenta permite identificar onde sua instituição de saúde está no momento, em comparação com o patamar que se deseja atingir.

Tipos de Benchmarking

Benchmarking Interno

Quando é possível comparar práticas, serviços e departamentos diferentes dentro da própria instituição de saúde. Dependendo do tamanho da organização, ela possui práticas estabelecidas entre seus setores, que podem ser compartilhados internamente.

Por exemplo, o que está sendo feito no pronto atendimento, que possui uma nota alta de NPS, que pode ser replicado em outros departamentos do hospital?

Benchmarking Competitivo

Quando a instituição compara o seu próprio desempenho em relação a outras instituições similares, ou aos líderes do setor da saúde.

É uma comparação direta entre serviços, processos e posicionamento dos concorrentes. Neste momento, a confiabilidade das informações obtidas é essencial. A HFocus está sempre atenta a essa questão, fornecendo privacidade aos clientes que compartilham, em tempo real, as informações do setor.

Nos Estados Unidos, onde o setor da saúde está mais acostumado a compartilhar seus indicadores, o benchmarking é realizado entre as organizações que estão focadas em analisar práticas até mesmo de segmentos diferentes, respeitando suas especificidades e validando-as de acordo com a necessidade da instituição. Essa troca de informações extremamente valiosa é responsável por promover inovações e melhorias significativas nos processos das instituições de saúde.

Como obter melhores resultados a partir do Benchmarking da Saúde?

De forma resumida, para obter os melhores resultados a partir dos dados do Benchmarking, a instituição de saúde deve ter plena compreensão de seus próprios processos, além de estar disposta a fazer mudanças.

Portanto: 

1. Analise o benchmarking.

2. Escolha um problema enfrentado pela instituição de saúde.

3. Forme uma equipe multifuncional, que possa compreender plenamente o benchmarking.

4. Analise seus próprios processos, como eles são feitos e quais são seus pontos de melhoria.

5. Identifique organizações que tenham desenvolvido práticas que possam ser reproduzidas na sua instituição de saúde.

6. Colete dados, faça pesquisas, use questionários.

7. Identifique problemas críticos.

8. Determine as diferenças entre o desempenho da sua instituição e de outras.

9. Crie metas.

10. Crie um plano de ação.

11. Implemente as melhorias.

12. Monitore tudo.

13. Volte para o passo 1. A melhoria é contínua.

 

Com foco no cuidado centrado no paciente, a HFocus está revolucionando o jeito que milhares de instituições ouvem seus pacientes e times, trazendo oportunidades únicas de melhorias operacionais, aumento de eficiência, engajamento e cultura.

Para acompanhar e interpretar os dados provenientes das pesquisas, você pode utilizar as soluções HFocus, a única plataforma brasileira especializada em Jornada e Experiência do Paciente 100% focada na área da saúde.

A HFocus vai ajudar a sua instituição a interpretar todas as informações, fornecendo insights através de ferramentas modernas de ciência de dados. Utilizamos os modelos de aprendizado de máquina para determinar quais pontos da jornada do cliente podem converter pacientes promotores em neutros, ou nos piores casos, pacientes neutros em detratores. Através de análises estatísticas podemos determinar em quais dias da semana e meses do ano o atendimento é mais deficiente.

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