COMO AUMENTAR A PRODUTIVIDADE NA GESTÃO HOSPITALAR?

É objetivo de toda empresa ter profissionais que produzem mais e respeitam prazos sem perder a qualidade dos seus serviços. Com a área médica não é diferente, sendo ainda mais complexo o desafio da produtividade devido ao número de variáveis consideradas neste segmento.

Uma empresa é composta por pessoas e também por processos. Quanto mais houver produtividade, mais há economia de tempo, bem como aumento de rendimentos. Existem formas de melhorar a gestão hospitalar por meio de um planejamento adequado.

Veja agora como aumentar a produtividade na gestão do seu hospital:

Crie e respeite processos

Dada a complexidade dos serviços prestados na área hospitalar, ter processos bem desenhados e que sejam seguidos por todos é essencial na busca pela combinação de eficiência e qualidade. Para ter sucesso neste ponto, é essencial se tomar alguns passos:

  • Incentivar comunicação interna: Um bom compartilhamento de conhecimento, e troca de experiências positivas e negativas é essencial para que se construir os processos adequados à sua empresa;
  • Documentação dos processos: Igualmente importante à contínua discussão e adaptação dos processos, é ter uma devida documentação dos processos, permitindo que sejam acessíveis a todos os profissionais e evitando que determinadas informações sejam retidas por pessoas. As informações devem ser da organização.
  • Não se esqueça de rotinas não-assistenciais: Gerenciamento de filas e otimização de fluxo de pacientes na recepção são pontos onde que normalmente apresentam grandes oportunidades de melhoria, com grande impacto na percepção de pacientes.
  • Engajamento dos profissionais: uma boa comunicação sobre os processos e metas ajuda no engajamento e no alinhamento estratégico dos profissionais do hospital. 

Torne indicadores parte da sua rotina

O monitoramento de indicadores é fundamental para qualquer gestão eficiente. Eles servem como guia para que não tiremos o foco dos aspectos mais importantes do dia a dia. Devemos não só acompanhá-los com frequência, mas também usá-los como embasadores das tomadas de decisões.

Indicadores adequados possibilitam uma leitura objetiva dos aspectos clínicos, operacionais, financeiros e da experiência de pacientes dentro do hospital. Um mapa de indicadores para os diferentes processos internos é essencial para que o hospital possa estabelecer metas para suas diferentes áreas e processos, caminhando continuamente para uma maior produtividade.

Invista em tecnologia

A tecnologia para a gestão hospitalar é uma forte aliada para manejar dados e otimizar processos. Existem softwares de gerenciamento em nuvem que permitem armazenar dados de pacientes, arquivos, exames e informações, podem também cuidar da parte financeira, de colaboradores, estoque, entre outros procedimentos.

Tais inovações garantem uma melhoria crescente não só no atendimento ao paciente, mas no aumento da produtividade, reduzindo o tempo de espera e integrando os processos assistenciais aos profissionais de saúde, garantindo assim, de forma segura e em tempo real, o acesso às informações do paciente, exames, laudos e etc.

 

Como você pode perceber, para aumentar a produtividade na gestão hospitalar é preciso respeitar os processos criados, monitorar constantemente os indicadores, contar com auxílio da tecnologia e adotar medidas para se destacar em meio à concorrência.

Estar sempre atento a diversas formas de como aumentar a produtividade de sua gestão hospitalar traz retornos positivos para o hospital, para os profissionais, e também para o paciente.

Esperamos que estas sugestões possam te ajudar com sua gestão hospitalar. Esses dados também podem ser úteis para outros profissionais de sua área? Então compartilhe o post em suas redes sociais!