É objetivo de toda empresa ter profissionais que produzem mais e respeitam prazos sem perder a qualidade dos seus serviços. Com a área médica não é diferente, sendo ainda mais complexo o desafio da produtividade devido ao número de variáveis consideradas neste segmento.
Uma empresa é composta por pessoas e também por processos. Quanto mais houver produtividade, mais há economia de tempo, bem como aumento de rendimentos. Existem formas de melhorar a gestão hospitalar por meio de um planejamento adequado.
Veja agora como aumentar a produtividade na gestão do seu hospital:
Dada a complexidade dos serviços prestados na área hospitalar, ter processos bem desenhados e que sejam seguidos por todos é essencial na busca pela combinação de eficiência e qualidade. Para ter sucesso neste ponto, é essencial se tomar alguns passos:
O monitoramento de indicadores é fundamental para qualquer gestão eficiente. Eles servem como guia para que não tiremos o foco dos aspectos mais importantes do dia a dia. Devemos não só acompanhá-los com frequência, mas também usá-los como embasadores das tomadas de decisões.
Indicadores adequados possibilitam uma leitura objetiva dos aspectos clínicos, operacionais, financeiros e da experiência de pacientes dentro do hospital. Um mapa de indicadores para os diferentes processos internos é essencial para que o hospital possa estabelecer metas para suas diferentes áreas e processos, caminhando continuamente para uma maior produtividade.
A tecnologia para a gestão hospitalar é uma forte aliada para manejar dados e otimizar processos. Existem softwares de gerenciamento em nuvem que permitem armazenar dados de pacientes, arquivos, exames e informações, podem também cuidar da parte financeira, de colaboradores, estoque, entre outros procedimentos.
Tais inovações garantem uma melhoria crescente não só no atendimento ao paciente, mas no aumento da produtividade, reduzindo o tempo de espera e integrando os processos assistenciais aos profissionais de saúde, garantindo assim, de forma segura e em tempo real, o acesso às informações do paciente, exames, laudos e etc.
Como você pode perceber, para aumentar a produtividade na gestão hospitalar é preciso respeitar os processos criados, monitorar constantemente os indicadores, contar com auxílio da tecnologia e adotar medidas para se destacar em meio à concorrência.
Estar sempre atento a diversas formas de como aumentar a produtividade de sua gestão hospitalar traz retornos positivos para o hospital, para os profissionais, e também para o paciente.
Esperamos que estas sugestões possam te ajudar com sua gestão hospitalar. Esses dados também podem ser úteis para outros profissionais de sua área? Então compartilhe o post em suas redes sociais!