Como monitorar a Experiência do Paciente com a HFocus

Descubra como monitorar a Experiência do Paciente com HFocus e melhorar os resultados da sua instituição, com o suporte de nossos profissionais especializados e uma ferramenta criada especificamente para mensurar a satisfação na área da saúde.

A Hfocus é 100% focada na área da saúde, sendo a única empresa brasileira focada em monitoramento de jornada e experiência do paciente para hospitais, clínicas médicas, odontológicas, laboratórios e outras instituições de saúde.

Toda instituição deseja atingir as expectativas dos seus pacientes, da forma mais positiva possível. E a HFocus chega para reunir, em uma única plataforma, todos os indicadores e dar ao gestor uma visão completa da experiência do paciente.

O que a HFocus faz?

A HFocus mede a experiência do paciente e de todos os públicos que estão envolvidos com a instituição de saúde, como médicos, colaboradores e equipes terceirizadas.

Depois do mapeamento da jornada e coleta dos dados, nossos especialistas podem direcionar a sua instituição a tomar as melhores decisões, de acordo com os resultados apresentados e definição de objetivos.

Estamos presentes em mais de 1.500 unidades de atendimento em todo o país, trabalhando ao lado dos nossos clientes em fases muito importantes do negócio:

Como medir, como monitorar e que caminho seguir.

Com um trabalho voltado para analytics, gestão de métricas, ajudamos instituições de saúde a estruturarem suas pesquisas, aplicarem, coletarem os dados e interpretarem os resultados, promovendo melhorias em seus processos, aumentando seu faturamento.

HFocus é multimétricas

A Hfocus utiliza diversas metodologias para auxiliar a instituição de saúde a monitorar seus pacientes e seus públicos internos, como NPS, CES, CSAT, indicadores como HCAPS e outros. Também desenvolve pesquisas específicas para cada instituição, de acordo com o objetivo do gestor.

Junto ao cliente, identificamos quais são os pontos de contato mais sensíveis do processo e ajudamos a obter melhores resultados.

A HFocus oferece resultados em tempo real

À medida que a instituição envia as pesquisas para seus públicos, é possível acompanhar as respostas pela plataforma HFocus em tempo real, enquanto os pacientes, colaboradores e corpo clínico forem respondendo.

Também é possível acompanhar o desempenho da instituição de saúde por período. Para saber como foram os resultados da semana anterior, da quinzena, ou como foi o desempenho no mês passado, basta selecionar o período desejado.

Monitore a experiência dos colaboradores e corpo clínico

Como o seu time, corpo clínico, colaboradores e equipe terceirizada, se sentem em relação à sua instituição de saúde? Além de monitorar a satisfação dos pacientes, a HFocus oferece o monitoramento da satisfação do público interno da sua instituição.

Um time satisfeito com seu ambiente pode impactar positivamente na geração de pacientes promotores. Ou seja, uma equipe feliz transmite sensação de segurança para os pacientes, que podem passar por uma jornada mais tranquila dentro da instituição e, ainda, promovê-la em sua comunidade.

Por que a HFocus se preocupa tanto com a Experiência do Paciente?

Atender outras pessoas em situações normais do dia a dia, em qualquer setor, já é um grande desafio. Mas na saúde, onde é preciso cuidar de pacientes, é necessário demonstrar um grau ainda maior de empatia, pois o indivíduo não busca uma instituição por vontade/desejo, mas sim por alguma necessidade.

E essa necessidade é muito particular. Todo paciente está passando por uma jornada única. O profissional ou instituição que atendê-lo precisa ajustar alguns comportamentos de acordo com essa jornada e seus objetivos.

Jornada do Paciente com HFocus

A Jornada do Paciente é definida através das interações e das etapas que o paciente percorre dentro de um hospital, clínica, laboratório, telemedicina ou qualquer outra instituição de saúde.

De forma resumida, dentro da instituição, o paciente pode passar por diversos setores até completar o seu tratamento ou obter o resultado desejado.

Para saber mais, leia o artigo completo sobre o que é a Jornada do Paciente.

Por que mapear a jornada do paciente?

Diariamente, a sua equipe pode atender dezenas, centenas, até milhares de pacientes. Chega um momento em que não é mais possível observar atentamente todos os atendimentos, saber se todos os pacientes foram bem atendidos, se estão satisfeitos com a sua instituição em relação ao que eles buscam.

Por mais que você tente oferecer a melhor qualidade aos seus pacientes todos os dias, falhas acontecem. E, sem uma visão clara de todos os pontos de contato e processos, fica difícil encontrar onde os erros estão ocorrendo e resolvê-los.

Sendo assim, por mais que a jornada de cada paciente seja única, os processos dentro da sua instituição podem ser planejados, medidos e gerenciados de ponta a ponta.

Mapear a Jornada do Paciente fornece informações detalhadas da sua instituição ao longo do tempo. A partir desses dados, os gestores podem identificar pontos de melhoria, tomar decisões e otimizar toda a operação da instituição.

Por que a minha instituição de saúde deve fazer uma pesquisa de experiência do paciente?

Porque o seu paciente sabe mais sobre a sua instituição que você.

Pacientes detratores são aqueles que não tiveram uma boa experiência e atribuíram, através de uma pesquisa de satisfação como NPS, por exemplo, notas de 0 a 6.

 

Mas, digamos que a sua instituição não faça pesquisas de NPS. O paciente não teve a chance de dizer à sua instituição que foi mal atendido, ou que não ficou satisfeito com alguma coisa. Ele compartilhou uma opinião muito ruim sobre o seu atendimento na internet. E não foi o único. Vários pacientes começam a fazer o mesmo, comentando negativamente sobre alguma coisa que não está dando certo, tão próximo e você nem sabia que estava acontecendo.

Opiniões negativas são compartilhadas 10 vezes mais rápido que opiniões positivas. Mas o que aconteceria se, a instituição do exemplo acima, tivesse uma metodologia de pesquisa bem estruturada, enviada na hora certa ao paciente?

Essa opinião negativa seria identificada rapidamente e o time responsável pela qualidade no atendimento poderia resolver o caso internamente. Inclusive, ao resolver rapidamente o problema, a instituição poderia reverter a má impressão de seu paciente, transformando aquela opinião negativa em positiva.

Faz sentido, não é mesmo?

Saiba mais sobre pacientes detratores neste artigo aqui.

Como é a Experiência do Paciente com a HFocus

A HFocus vai ajudar a sua instituição a interpretar todas as informações, fornecendo insights através de ferramentas modernas de ciência de dados. Utilizamos os modelos de aprendizado de máquina para determinar quais pontos da jornada do cliente podem converter pacientes promotores em neutros, ou nos piores casos, pacientes neutros em detratores. Através de análises estatísticas podemos determinar em quais dias da semana e meses do ano o atendimento é mais deficiente.

Quer saber como a HFocus pode ajudar você a analisar a Experiência do Paciente dentro da sua instituição de saúde? Solicite aqui uma demonstração gratuita da nossa plataforma.

Benchmarking da Saúde com HFocus

Monitorar o desempenho é uma característica indispensável para qualquer instituição de saúde que pretenda ser bem-sucedida.

O Benchmarking é uma ferramenta fundamental para toda clínica, hospital ou laboratório que deseja crescer e aumentar seu faturamento.

Com o benchmarking da saúde, oferecido exclusivamente aos clientes da HFocus, a instituição pode analisar os dados do setor, detectar padrões, tendências, oportunidades e, assim, pode definir novas metas para melhorar seu desempenho.

Essa ferramenta permite identificar onde sua instituição de saúde está no momento, em comparação com o patamar que deseja atingir. É possível comparar o desempenho das  instituições que são referência no país, avaliar seus processos e adaptar determinadas práticas no seu próprio ambiente, promovendo melhorias.

Saiba mais sobre os tipos de Benchmarking neste artigo completo.

HFocus permite fácil acesso às métricas na plataforma

Com uma plataforma que permite visualizar toda a jornada do paciente, a HFocus trabalha com métricas específicas para a área da saúde.

Como a HFocus acredita que a melhor experiência só pode ser aplicada se houver uma cultura centrada no paciente, aplicamos uma metodologia que já faz sucesso nas maiores instituições do país, onde, desde a diretoria até o time de base, que está sempre em contato com a ferramenta, queremos que toda instituição tenha acesso e compreenda os dados apresentados.

E a HFocus tem um time de especialistas que vai ajudar a sua instituição de saúde a obter resultados cada vez melhores, interpretando os dados e desenvolvendo estratégias junto com você. 

Transforme a experiência do paciente e da sua instituição. Fale agora mesmo com um especialista HFocus.