Confira como melhorar a satisfação dos seus pacientes através da tecnologia

É fato que empresas de todo o mundo estão sentindo o peso da concorrência, a internet e  tecnologia de uma forma geral contribuíram para trazer maior equilíbrio e minimizar os monopólios. 

Contudo, é mais do que nunca importante que as empresas que colheram os frutos dessa visibilidade também atue de maneira responsável e procure entender como melhorar a experiência do cliente.

Independentemente do setor, mensurar a satisfação dos clientes é imprescindível para auxiliar na tomada de decisões ou até em uma mudança de comportamento da empresa e dos colaboradores.

No entanto, essa atitude é ainda mais relevante quando a empresa entrega serviços de saúde e relacionados diretamente à vida das pessoas, como clínicas, consultórios  etc. Neste artigo trouxemos algumas dicas de como melhorar a satisfação dos pacientes através da tecnologia, continue com a leitura e confira!

Pesquise

O primeiro passo é pesquisar sobre os seus clientes, para isso existem no mercado algumas ferramentas como por exemplo, o Customer Relationship Manager (CRM), que facilita a extração de informações importantes.

Observe quais foram os problemas que o cliente teve no percurso do atendimento até a  finalização. Demora, equívocos, e tudo que ajude você a entender o que pode e deve melhorar.

Torne seu produto ou serviço acessível

É muito importante que você busque formas efetivas de disponibilizar o seu serviço ou produto em diversos canais. Na internet inclua o consultório, hospital ou empresa no Google Maps para que ele visto e apareça nas buscas quando um paciente procurar atendimento.

Ofereça canais de atendimento e agendamento via email, telefone, WhatsApp. Tenha perfis nas redes sociais e facilite para o seu potencial cliente a busca a fim de otimizar o tempo gasto com a pesquisa.

Para o canal físico, divulgue o seu espaço e se empenhe através de estratégias de marketing para que o local seja encontrado com tranquilidade.

Aplique pesquisas de satisfação

Aplicar pesquisas de satisfação é o melhor método para entender como está o atendimento e o oferecimento dos serviços da sua empresa. Essas pesquisas servem como uma espécie de termômetro que mensuram dados importantes através dos feedbacks dos clientes.

Esteja aberto a ouvir as críticas e modificar atitudes para melhorar e levar a sua empresa à excelência promovendo soluções efetivas.

Modifique comportamentos

Agora que você fez a pesquisa de satisfação com os seus pacientes, após a coleta dos dados é o momento de promover as mudanças de comportamentos.

Essas mudanças podem ocorrer desde uma simples melhora no atendimento inicial, agilidade nas respostas do e-mail, marcações e agendamentos ou no caso dos hospitais, internamentos e tratamentos.

É possível também identificar problemáticas através do feedback dos acompanhantes e familiares dos pacientes, afinal eles acabam usufruindo do serviço. 

É de extrema importância dar real valor à essas informações para provocar melhorias na empresa e fidelizar cada vez mais clientes.

 

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Equipe HFocus