Confira quais setores mais recebem reclamações no Brasil!

Planos de saúde, finanças e telefonia móvel são um dos setores que mais recebem reclamações no Brasil. Confira o porquê!

Apesar de ser algo ruim, receber reclamações de clientes é comum em cada setor. Todos os dias, diversas empresas recebem feedback negativos de pessoas que não estão satisfeitas com o produto que compraram ou com os serviços que foram prestados a elas.

O Departamento Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor, conhecido também como Procon, registra, todos os dias, diversas queixas sobre os mais variados setores. Para se ter uma ideia, no ano de 2015, o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) disponibilizou um relatório anual, como um ranking, sobre as reclamações dos consumidores.

No post de hoje da HFocus te mostraremos quais são os que mais receberam reclamações e o que pode fazer para que sua empresa receba mais feedbacks positivos do que negativos. Continue lendo o conteúdo e confira!

1 – Planos de saúde

Com 32,68% de todos os registros, o setor que mais registrou reclamações, segundo o relatório, foi o de planos de saúde. Com isso, elas cresceram cerca de 64,8% em relação ao ano de 2014, o que fez com que esse segmento fosse responsável por 1/3 de todas as demandas recebidas pelo instituto, onde, ao total, foram 8.163, sendo 2.773 referentes a dúvidas de ações judiciais.

Dentre todos, o tema que mais teve registro de queixa nesse setor foi o de reajustes abusivos de mensalidade no plano de saúde de diversas operadoras.

2 – O financeiro também é um dos setores que mais recebem reclamações no Brasil

Estando em segundo lugar, o setor financeiro foi um dos setores que mais receberam reclamações no Brasil, com cerca de 13,67% de registros, tendo como principais assuntos os serviços bancários, seguros e dúvidas sobre crédito e financiamento.

Em 2015 já era o terceiro ano consecutivo que o setor financeiro estava em 3º lugar. Ele também ficou em 2013 e 2014. Isso coloca em pauta que é preciso que instituições reguladoras, como o Banco Central, trabalhem mais na proteção dos direitos dos consumidores.

3 – Telefonia móvel também é um dos setores que recebem diversas reclamações anualmente

Com diversas operadoras atuando no Brasil, o setor de telefonia móvel também recebeu e recebe diversas reclamações ao longo do ano, tanto que, em 2015, ocupava o terceiro lugar nesse ranking (com 13,55%), mas já em 2017 passou para a primeira posição com mais de 14%, segundo dados do Procon.

Dentre as principais reclamações desses serviços estão a qualidade de atendimento, o suporte que é dado para seus usuários e a falta de cobertura em alguns lugares, deixando-os sem sinal para contactar alguém.

Por esse motivo, é fundamental que a empresa tenha políticas que as ajudem a mudar e evoluir com os feedbacks negativos que elas recebem, seja ela do setor da saúde, financeiro, de telefonia móvel ou qualquer outro.

Uma ótima forma de melhorar os feedbacks dos usuários de planos de saúde, por exemplo, é a operadora implantar um sistema de pesquisa que consegue monitorar a jornada do paciente e como foi sua experiência de atendimento.

Assim, quando precisar tomar melhores decisões acerca de ações que serão efetuadas no negócio, você já saberá do que seus clientes precisam.

Equipe HFocus