O que é monitoramento de satisfação e como aplicá-lo em uma clínica médica?

Entenda como o monitoramento de satisfação dos pacientes é fundamental para a otimização da experiência dele na sua clínica!

A satisfação é fundamental para todos os estabelecimentos, sejam eles comerciais, como supermercados ou essenciais como as clínicas médicas. Ela ajuda a analisar como está sendo a experiência do cliente ou paciente no local e em quais pontos precisa mudar para melhorar ainda mais todos os processos que ele passa.

Com poucos modelos realmente dando certo, como o NPS (Net Promoter Score), é fundamental entendermos como realizar o monitoramento de satisfação dos pacientes para fazer uma análise eficaz sobre suas respostas e tomar decisões assertivas, que melhorem ainda mais sua.

Acompanhe o post de hoje da HFocus e entenda um pouco mais sobre esse conceito e como pode aplicá-lo em uma clínica médica. Confira!

Mas o que é o monitoramento de satisfação dos pacientes?

Para medir o nível de satisfação dos pacientes em uma clínica, é preciso realizar uma pesquisa. Nela, eles colocam como foi sua experiência ao longo do seu atendimento, desde o quão confortável ele se sentiu enquanto esperava até o quão o (a) médico (a) foi atencioso (a) com ele.

Depois de concluir a pesquisa, é fundamental analisar as informações que eles responderam para entender quais processos estão indo muito bem no atendimento e quais precisam de um pouco mais de otimização, mas para isso, é preciso monitorá-los.

Antes do avanço tecnológico, esses monitoramentos de satisfação dos pacientes das clínicas eram feitos através de uma coleta por canais impressos, como uma folha de papel em que perguntava qual nota eles davam para cada etapa do processo.

Contudo, atualmente, ele pode ser feito através de um sistema digitalizado de coleta e análise de dados, podendo ser usado diversos canais de coletas, como smartphones, tablets e e-mails.

Como funciona a coleta e análise de dados da pesquisa de satisfação para identificar quais pontos precisam de otimização na empresa?

Para realizar o monitoramento de satisfação dos clientes na sua clínica, você pode utilizar a inteligência de mercado. Com diversos canais para realizar a pesquisa, a tecnologia está transformando a experiência dos pacientes e os resultados, com pesquisas personalizadas, suporte de especialistas e acompanhamento dos principais indicadores para evolução da instituição.

Além disso, na plataforma, a pessoa responsável por acompanhar os dados e informações coletadas, podem acompanhar as respostas dos pacientes onde quiser em um layout amigável e responsivo. Também conseguem extrair relatórios com indicadores estratégicos que auxiliam na tomada de decisões da clínica.

Assim, você consegue otimizar os seus processos e melhorar a experiência dos pacientes em todas as etapas dos atendimentos. Mas para isso, é necessário escolher o sistema ideal de monitoramento de satisfação.

Como escolher o melhor sistema de monitoramento de satisfação do paciente?

A primeira coisa a se fazer para escolher o sistema ideal para sua clínica é escolher uma empresa especializada em monitoramento de satisfação e saúde, como a HFocus.

Para isso, nós nascemos com o intuito de ser um agente de mudanças, trazendo a voz dos pacientes e colaboradores para um primeiro plano na tomada de decisões. Com isso, um dos pontos mais gratificantes do nosso trabalho é ver clientes mudando seus fluxos, processos e sua própria cultura corporativa com base nas informações e insights que conseguimos entregar.

Sendo referência em monitoramento da experiência de pacientes, nós somos a única empresa com o benchmarketing da saúde. Assim, oferecemos acesso fácil e rápido aos indicadores, insights sobre resultados obtidos, visão do ciclo completo da jornada do paciente e monitoramento de outros públicos dentro das instituições.

Equipe HFocus