Garantir a satisfação do paciente é extremamente importante para mensurar sua jornada e sua experiência no hospital, clínica, laboratório e operadoras.
Realizar uma pesquisa de satisfação com seus clientes é essencial para melhorar os resultados do hospital, laboratório, clínica ou operadora. Com ela, você conseguirá definir quais pontos os pacientes estão gostando mais e quais precisam ser melhorados, descobrindo como está sendo a sua experiência. Essas métricas são essenciais, pois conseguirá medir a jornada dos seus pacientes, onde são personalizadas e cada um possuirá a sua, trazendo uma melhoria contínua ao hospital, laboratório, clínica ou operadora.
No post de hoje da HFocus, te mostraremos ótimas dicas para realizar essa pesquisa e montar um modelo de sucesso! Continue lendo e confira.
Um ótimo modelo para ser utilizado na sua pesquisa de satisfação é o NPS. Ele faz com que seus pacientes e clientes tenham uma retrospectiva de toda a fase do atendimento, desde que chegaram no hospital, laboratório ou clínica.
Com perguntas quantitativas, eles conseguem responder de forma rápida e profunda, mas sem pesquisas monótonas e extensas. Nesse medidor de satisfação, seus clientes responderão perguntas atribuindo notas de 0 a 10. Assim, você poderá perguntar de forma mais direta.
Para realizar sua pesquisa de satisfação, você pode criar algumas perguntas que podem ser essenciais para a melhora do atendimento e do desempenho do seu hospital, clínica ou laboratório, tais como:
Em uma escala de 0 a 10, qual nota você daria para o atendimento que teve?
Com essa pergunta, os seus pacientes conseguirão responder, de forma precisa, qual foi a sua experiência com o atendimento que ele teve no seu hospital, clínica ou laboratório, dando notas de 0 a 10, onde conseguirá identificar o seu nível de satisfação pela seguinte classificação:
● 0 a 6 – clientes detratores: esses clientes são aqueles que respondem que o atendimento que ele teve foi péssimo. Com isso, podem falar mal do seu hospital, laboratório, clínica ou operadora em público e podem querer jamais voltar a se consultar nele, com exceção de casos de extrema necessidade;
● 7 a 8 – clientes neutros: diferente dos primeiros, esses não odeiam o atendimento e caso necessitem não hesitam em ir consultar nele. Contudo, não são totalmente leais a ele e nem o promovem, recomendando-o sempre;
● 9 a 10 – clientes promotores: são aqueles pacientes que tiveram uma ótima experiência com o atendimento; acreditam que suas vidas melhoraram bastante depois disso e recomendam para outras pessoas que precisam de atendimento.
Essa pergunta é fundamental para a pesquisa da empresa, pois ela demonstra como está sendo o seu atendimento no quesito de tempo de espera, mostrando se ele é um dos pontos que precisam de melhora no local.
Com essa métrica, você conseguirá identificar se os pacientes estão satisfeitos e confortáveis com o ambiente e a higiene dele. Ela é essencial, pois conseguirá definir quais pontos precisam de melhoria, o que influenciará nas experiências e jornadas dele.
Em uma escala de 0 a 10, você indicaria nosso hospital (clínica ou laboratório) para seus amigos e familiares?
Para finalizar a pesquisa de satisfação e experiência do paciente, é fundamental que pergunte se ele indicaria ou não o hospital, clínica ou laboratório para seus amigos e familiares, pois essa métrica também ajudará a mensurar a qual está sendo a qualidade de toda a jornada dele no local, trazendo uma melhoria contínua.
Equipe HFocus