QUERO ATRAIR PACIENTES PARA O MEU CONSULTÓRIO, O QUE DEVO FAZER?

Para conseguir atrair pacientes ao seu consultório, clínica ou hospital, é preciso agir de uma maneira que parece simples, mas não é. Por conta de toda a burocracia em questão de publicidade nesse tipo de serviço, o que vai fazer o seu consultório se destacar é o bom atendimento e preço justo. Nada mais que isso.

O problema é que conseguir isso dentro da área da saúde não é simples, principalmente em relação à estrutura do ambiente e também ao trabalho dos funcionários. Para mudar essa realidade e conseguir, de fato, atrair pacientes para o seu consultório, é preciso pensar além das possibilidades mais óbvias.

Confira abaixo, 5 dicas para que você consiga atrair pacientes de maneira natural.

Conheça seus colaboradores e pacientes

Não basta apenas ter criatividade na hora de atrair pacientes, você precisa ser estratégico e, para isso, é de extrema necessidade ter equipamentos e ferramentas que te proporcionem essa objetividade.

Você precisa saber quem são seus funcionários, o que cada um deles faz, como é o trabalho, quais são suas reivindicações e como deixar o serviço mais eficiente. Por fim, você tem que conhecer todos os seus clientes, ter um documento específico com os dados pessoais, profissionais e emocionais deles.

Invista no atendimento de excelência

Depois de tudo isso devidamente formalizado e documentado, vai ficar muito mais fácil o seu trabalho de gerência do consultório. É possível fazer análises, medir a satisfação dos pacientes e também dos colaboradores, descobrir onde há erros e como consertá-los.

Isso vai garantir a melhora no atendimento como um todo. Desde a marcação de consultas via telefone ou online, até a própria relação entre médico e paciente. Quanto menos problemas estruturais a sua instituição tiver, melhor vai ser o atendimento e mais fácil será de atrair pacientes.

Saiba as necessidades do seu paciente

O médico precisa de todas as informações possíveis e imagináveis sobre o paciente antes de atendê-lo. Assim, ele vai poder estudar tudo aquilo e fazer um diagnóstico mais preciso.

Por isso, desde a primeira conversa entre um possível paciente e o atendente, secretário, recepcionista, é preciso retirar o máximo de informações. Assim, você vai conhecer as dores, as necessidades, o que realmente aquela pessoa precisa e ela vai se sentir bem tratada, porque você vai mostrar que se importa com ela, que quer saber quais problemas ela têm para poder resolvê-los.

Assim, ao chegar no consultório do médico, o paciente já estará mais tranquilo, o atendimento vai ser mais objetivo e rápido.

Tenha programas de fidelização

Você não pode fazer publicidade, mas pode garantir a fidelização dos seus pacientes no consultório. Além do bom atendimento, que você já aprendeu como fazer, é preciso pensar no preço dos serviços. Ele deve ser justo, mas você pode oferecer mais possibilidades.

Por exemplo, descontos especiais em serviços, nova consulta com preço mais em conta, programa de fidelidade com consultas e exames com desconto fixo. Confira o que a lei diz e faça o que for possível para fidelizar esses pacientes.

Invista no marketing boca a boca para atrair pacientes

Por fim, é preciso que as outras pessoas conheçam o seu consultório. Por isso, peça para que os seus pacientes indiquem o seu serviço para conhecidos, amigos e familiares. É uma forma simples e que dá muito certo.

Você não precisa oferecer nada em troca, porque se o atendimento for bom e o preço justo, a pessoa, com certeza, vai querer repassar essa informação para outras.

Se você gostou desse conteúdo, mas ainda tem dúvidas ou outras questões sobre atrair pacientes, deixe o seu comentário.